Conheça esta História


SENSIBILIDADE E CONFIANÇA


Esta é a história de dona Yara Nery Pinho de 86 anos. Mora na área coberta  pela  Estratégia Saúde da Família do CMS Heitor Beltrão, e tem como agente comunitário de saúde (ACS) o Rafael Santos. O primeiro contato com D. Yara foi na campanha de vacinação da influenza. Seus filhos Lenise e Cláudio sinalizaram a necessidade de imunização na residência.   








 Havia questões de saúde que a impossibilitavam de se locomover à unidade além de uma resistência a esse procedimento.









 Foi quando o ACS levou caso para uma discussão em sua equipe de saúde que pactuaram uma visita domiciliar para imunizá-la. A partir de uma escuta mais qualificada e um olhar integral em saúde, foi observado que a mesma precisava de mais alguns cuidados médicos, porém D. Yara continuava negando receber em sua casa qualquer pessoa da unidade. 











De comum acordo com a família e no intuito de criar o vínculo com a família e se aproximar ainda mais da idosa, o ACS Rafael fez o cadastro na equipe e após algumas investidas D. Yara aceitou receber a visita do médico de sua equipe, quando numa conversa, a mesma relatou que estava receosa, pois há mais de 10 anos não era consultada por um médico.










 Uma relação de confiança foi construída com a equipe São Francisco, com o Dr. David, sempre mediado pelo ACS, e os cuidados de saúde tão necessários, aos poucos foram sendo executados graças ao investimento da equipe.

  








Hoje em dia o vínculo foi estabelecido e D. Yara tem sido acompanhada por sua equipe de saúde e se sente mais segura e confiante por entender sobre seus cuidados. 










Um exemplo de usuária, um exemplo de companheirismo, um exemplo de parceria!

Carta enviada pela usuária Norma Souza de Carvalho:

"Tomei conhecimento a respeito da Unidade da Saúde da Família, quando fui procurar o Centro Municipal de Saúde Heitor Beltrão da Tijuca,na época da vacinação contra gripe para pedir que alguém pudesse vir a minha residência para aplicar no meu pai, que com quase 95 anos não estava em condições de se locomover até o Posto.
Fiquei sabendo que a minha rua contava com uma equipe composta por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, agentes comunitários e agentes de vigilância em saúde denominada Itacuruçá.

Solicitei ajuda  para meu pai e tive toda atenção de todos os envolvidos da equipe. Ele passou a receber toda assistência em casa, e também os remédios.

Pedi que também cadastrassem outros moradores do meu prédio e que estão sendo beneficiados pelo programa.

Toda equipe está de PARABÉNS pelo apoio, solidariedade, atenção e respeito com que têm atendido a todos e consequentemente fazendo com que a medicina seja antes de tudo humanizada.

E não poderia deixar de agradecer mais uma vez quando do falecimento do meu pai no último dia 19 de Junho de 2013 foi a Equipe Itacuruçá - Saúde da Família que me ajudou no momento tão difícil.

Obrigada e que Deus na sua infinita misericórdia abençoe, proteja e encaminhe a todos nesta sublime missão". 

Relato da ACS Taynara Francisca, da Equipe Itacuruçá:

 "Foi neste ano que conheci a senhora Norma Souza de Carvalho, mais conhecida como “Dona Norma”, de 69 anos. Dona Norma reside na Rua Desembargador Isidro, rua esta que pertence ao território da Equipe Itacuruçá, da Estratégia de Saúde da Família do Centro Municipal de Saúde Heitor Beltrão – CMSHB, da qual faço parte atuando como Agente Comunitária de Saúde – ACS.

Dona Norma é bastante conhecida na sua rua e no edifício em que reside, isso porque já mora há alguns anos no local e também porque atualmente é sindica do edifício.

O contato com a Dona Norma teve início através do seu pai, um senhor de 98 anos que encontrava-se acamado e que, infelizmente, veio a falecer em junho deste ano.

Ela sempre fui muito bem acolhida e recebida em sua residência. Desde o primeiro contato, a primeira visita domiciliar, o momento do cadastramento. E foi no momento da realização do cadastro em que expliquei o significado da Estratégia da Saúde da Família, como ela funciona, qual a composição das Equipes e como estas atuam, seja explicando como são os atendimentos na unidade, seja explicando como são realizas das visitas domiciliares, dos Agentes Comunitários de Saúde ou dos demais profissionais das Equipes.
Dona Norma desde então passou a ser uma super parceira das Equipes de Estratégia de Saúde da Família do CMS Heitor Beltrão. Ela participa de tudo!! E, além disso, ainda incentiva os moradores do seu edifício e de edifícios vizinhos a se cadastrarem e realizarem o acompanhamento com a Equipe Itacuruçá. Ajuda a Equipe a divulgar projetos, Campanhas, Atividades de Grupos. Ela sempre se mantém atualizada sobre o que acontece. Está sempre pronta a nos ajudar e tem participado ativamente dos grupos realizados na unidade.

Foi a partir do contato, ajuda e companheirismo da Dona Norma, que conseguimos cadastrar 100% dos moradores do Edifício em que mora!

Mais do que um relato de companheirismo, este é também uma forma de agradecermos a esta moradora que tem sido uma super parceira para todos nós!!"


Um exemplo de usuária, um exemplo de companheirismo, um exemplo de parceria!


História contada pela Agente Comunitária de Saúde Taynara Francisca, da Equipe Itacuruçá.

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Desembargador Isidro, 144 - Tijuca

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 2570-1631

CMS - HEITOR BELTRÃO - 2012 - CAP 2.2. Tecnologia do Blogger.