Como eu faço?

REUNIÃO COM A COMUNIDADE
Realizado pelo Dr. Bernardo - Médico de Família da Equipe Salgueiro

Comunidade não é simplesmente o agrupamento de indivíduos. Ela é o resultado de sua história, das influências externas e, principalmente das várias interações entre seus habitantes: um organismo vivo e sempre em transformação. 

Desse modo, se queremos adotar uma nova maneira de cuidado em saúde, é fundamental conhecer como funciona a comunidade que atendemos. Como ela é? Quais são seus pontos fortes e pontos fracos? O que ela quer? Será que suas necessidades são as que nós, equipe de saúde, imaginamos? E para além disso, como seus componentes estão vendo o trabalho da equipe de Saúde da Família? Foram informados das mudanças? O que acham disso? O que melhorou? O que precisa melhorar?
 Muitas perguntas. Para procurarmos juntos as respostas, nada melhor que ouvir de quem mais entende da comunidade: ela própria.  Discutir com ela e fazer com que participe de nosso processo de trabalho. Foi por isso que utilizamos a ferramenta da reunião com a população e bolamos o "Fala, Salgueiro!". Neste encontro mensal, sempre realizado dentro do território, discutimos o funcionamento da Equipe pelo ponto de vista das pessoas e famílias por ela atendidas. Ouvimos críticas, sugestões, elogios e procuramos encontrar um caminho de consenso. Além disso, equipe e população aumentam o conhecimento um do outro, descobrem novos desafios e novas potencialidades para alcançar o objetivo em comum de termos saúde de qualidade com autonomia e participação popular.


--------------------------------------------------------------------------------------------------
ACOLHIMENTO MÃE - PAI -BEBÊ
Realizado pela Enfermeira Simone - Equipe Itacuruçá

Com apenas 11 dias de vida, a recém-nascida Victória Angelina, foi acolhida na nossa unidade de saúde pela equipe Itacuruçá.

Esse é um momento muito importante para a formação do vínculo da família com a unidade de saúde.
A enfermeira Simone, realizou as ações preconizadas pelo acolhimento, que consiste na avaliação do RN, orientação sobre amamentação, vacinação, preenchimento da caderneta da criança, etc. Sendo a parte de entrada para o acompanhamento e desenvolvimento da criança na rede municipal de saúde.

O momento do acolhimento nos permite observar o estado físico mental da mãe e observar a relação familiar. É uma estratégia importante para promover ações de saúde para toda a família.



Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Desembargador Isidro, 144 - Tijuca

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 2570-1631

CMS - HEITOR BELTRÃO - 2012 - CAP 2.2. Tecnologia do Blogger.